Curso Básico de Teologia (Livre)

Prof. Márcio Ruben



ceteprj@gmail.com

CONTRIBUIÇÃO

marcio ruben

pix 01033750743 cpf

bradesco

 

BAIXAR SWORD

ACESSAR FERRAMENTAS

ACESSAR

UM REFORÇO PARA SEUS ESTUDOS

 

Cadastre-se aqui!

no curso de teologia

____________________

ACESSO AO FÓRUM

(dois pontos extras)

 

ACESSE VÍDEOS

FAÇA UMA DOAÇÃO

Ajude-nos a mantê-lo!

doacao/doacao/

MANUSCRITO NT

OS MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO

• São conhecidos aproximadamente 5.236 manuscritos do texto original em grego do Novo Testamento, sendo 266 códices unciais,

2.754 códices cursivos, 81 papiros e 2.135 lecionários, comprovadamente autênticos pelos mais renomados pesquisadores e especialistas do mundo.

O Fragmento Muratoriano ou Cânon de Muratori

• – É o mais antigo documento sobre o Cânon do Novo Testamento, escrito por volta do ano 150 d.C. Uma cópia do original, datada do século VIII, foi descoberta pelo padre Italiano Ludovico Antônio Muratori em 1740 na Livraria Ambrosiana, em Milão. Fala do bispo Pio I, (bispo de Roma de 143 a 155 d.C.) irmão de Hermas, como se fosse contemporâneo. O fragmento traduzido do grego principia por Lucas como “terceiro Evangelho”, subentendendo os outros dois e cita todos os livros do Novo Testamento, com exceção das cartas: Hebreus, Tiago, I e II Pedro e II e III de João. Pelo manuscrito pode-se distinguir os livros que eram lidos publicamente na Igreja, os que algumas pessoas queriam que fossem lidos, os desprezados e os que eram lidos particularmente.

Códice Alef -Sinaíticus

    • (N) Alef – Sinaíticus (Aleph 01) – Foi descoberto no convento de Sta. Catarina, no monte Sinai em 1859, pertence ao século IV

    • d.C. Contém o Antigo Testamento grego e todo Novo Testamento, além das Epístolas de Barnabé e uma parte do Pastor de Hermas. Está no Museu Britânico desde 1933.

  • (A) Alexandrinus (A02 Alexandrino) – Foi oferecido ao Rei Carlos I da Inglaterra, por Cirilo Lucar, o Patriarca de Constantinopla em 1627. Pertence ao século V d.C. Contém o Velho Testamento grego, e o Novo Testamento desde Mateus 25,6 havendo algumas falhas (João 6,50 -8,1-52; II Coríntios 4,13 – 12,1-6), contém também a Primeira Epístola de Clemente de Roma, com uma pequena parte da segunda (uma homilia). Está no Museu Britânico.

    • (B) Vaticanus (B03 Vaticano) – Foi colocado na Livraria do Vaticano em Roma, pelo Papa Nicolau V (1447-1455). Pertence ao século IV

    • d.C. Contém o Velho Testamento em Grego com omissões, e o Novo Testamento até Hebreus (Heb 9,14),contém as Epístolas Católicas mas faltam as Pastorais (I e II Timóteo e Tito), Filemon e o Apocalipse. Uma edição foi publicada em 1857 pelo cardeal Mai, por ordem do Papa Pio IX (1846-1878).

  • (C) Ephraemi (C04 Efrém rescrito) – É um palimpsesto (codex rescriptus), resultante de terem sido diversas obras de Ephraem da Síria copiadas sobre o texto original no século XII d.C. Felizmente a tinta do último copista era de menor duração e qualidade que a do primeiro, foi escrito no século V d.C. muito provavelmente no Egito. Contém fragmentos do Velho Testamento e todos os livros do Novo Testamento com grandes omissões, à exceção da II Tessalonicences e da II João. Está na Biblioteca Nacional de Paris.

  • (D) Bezae (D05 Beza) – É um manuscrito em grego e latim, em colunas paralelas, foi descoberto no mosteiro de S. Irineu em Lyão, e oferecido à universidade de Cambridge, em 1581 por Teodoro Beza. Foi escrito no princípio do século VI d.C. Contém com algumas omissões os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos. É notável pelos seus desvios do texto comum e pelas edições.

Códice Alexandrinus

Códice Vaticanus

Códice Ephraemi

Códice de Bezae