Curso Básico de Teologia (Livre)

Prof. Márcio Ruben



ceteprj@gmail.com

CONTRIBUIÇÃO

marcio ruben

pix 01033750743 cpf

bradesco

 

BAIXAR SWORD

ACESSAR FERRAMENTAS

ACESSAR

UM REFORÇO PARA SEUS ESTUDOS

 

Cadastre-se aqui!

no curso de teologia

____________________

ACESSO AO FÓRUM

(dois pontos extras)

 

ACESSE VÍDEOS

FAÇA UMA DOAÇÃO

Ajude-nos a mantê-lo!

doacao/doacao/

A Graça

Efésios 2.8-10 (PROF. MÁRCIO RUBEN)

8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;    
não de obras, para que ninguém se glorie.    
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
 
17/01/2014
 
Comentário Esperança  Ef 2.8-10
Os v. 8-10 estão tão entrelaçados com formulações centrais de cartas “reconhecidas” de Paulo que a autoria paulina da carta aos Efésios fica novamente documentada de modo sustentável.
No começo repete-se literalmente a inclusão do v. 5: “Porque pela graça sois salvos”. Por que a redenção pela graça de Deus é mencionada de novo? Por que ocorre um acúmulo de termos que apontam na mesma direção e enaltecem a obra redentora de Deus - misericórdia, amor (Ef 2.4), graça, bondade (Ef 2.7)? Podemos responder com a justificativa que Paulo fornece em Fp 3.1: “A mim, não me desgosta e é segurança para vós que eu escreva sempre as mesmas coisas.” A plenitude do bem da salvação não é posse, mas dádiva que brota unicamente da graça de Deus. Isso deve ser constantemente afirmado e exaltado.
A salvação acontece “por fé”. De forma comprimida acolhe-se aqui o que é formulado como segue na exposição central da justificação em Rm 3.24s“São justificados gratuitamente (i. é, salvos), por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs… como propiciação, mediante a fé.”
A própria fé que propicia salvação, pela qual o cristão recebe a graça, é parte do presente divino: “e isto não vem de vós, é dom de Deus”Visto que a fé nasce de ouvir a palavra de Deus (Rm 10.17), ela não é algo humanamente possível. No entanto é uma fé que apreende a Jesus Cristo, obtendo assim a outorga de toda a riqueza. Essa é a dádiva concedida por Deus. O conceito “dádiva” pertence ao mesmo grupo semântico da palavra “gratuitamente” em Rm 3.24. O mesmo ocorre com a expressão “dom”, que Paulo emprega, além de Rm 5.15ss e 2Co 9.15, em Ef 3.7 e 4.7.
 
 
Comentário Moody Ef 2.8-10
8. Porque pela graça sois salvos. Isto é, vós fostes salvos. A graça de Deus é a fonte de nossa salvação.
Mediante a fé. Paulo não diz nunca por causa da fé, pois a fé não é a causa, apenas o canal por meio do qual recebemos a nossa salvação.
E isto não vem de vós. A palavra isto não se refere nem à graça nem à fé, mas a todo o ato da salvação – "Essa salvação não vem de vós mesmos".
Dom de Deus. Cons. Rm. 6:23.
9. Não de obras. Este é o complemento negativo da afirmação precedente. O Espírito Santo tem sido muito cuidadoso em resguardar esta preciosa doutrina da salvação pela graça contra todas as formas de heresia.
Obras nas Escrituras são o produto ou fruto da salvação, não a causa dela.
Para que ninguém se glorie. No céu ninguém vai se gloriar porque não haverá ali ninguém que tenha algum motivo de glória (I Co. 4:7).
10. Somos feitura dele. O dele é enfático no original.
Criados em Cristo Jesus para boas obras. O propósito de nossa nova criação é que andássemos (nas boas obras). Agora a passagem completou o seu círculo, pois esse andar está em contraste direto com o andar descrito no versículo 2.
 
Comentário Expositivo - D S - Ef 2.8-10
Porque pela Graça (a Bondade de Deus) sois salvos, por meio da Fé (Fé em Cristo, e a Cruz sempre como seu Objeto); e isto não vem de vós (nada disto é de nós, mas tudo é Dele), é Dom de Deus (cada vez que se usa a palavra "Dom," Deus está referíndo-se a Seu Filho e Sua Obra Substitutiva na Cruz, que faz tudo isto possível),
9 Não vem das obras (o homem não merece a Salvação; independentemente do que faz) para que ninguém se glorie (gloriar-se em sua própria capacidade e força; só se permite gloriar- se na Cruz [Gl. 6:14]);
10 Porque somos feitura Sua (se formos feitura de Deus, nossa Salvação não provém de nós mesmos), criados em Cristo Jesus para as boas obras (como resultados da Salvação e não como causa), as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (As “boas obras das que se refere o Apóstolo têm que ver com a Fé em Cristo e a Cruz, o que permite ao Crente viver uma vida Santa.)
 
 
Comentário Teologia do Novo Testamento -  R Z -  Ef 2.10
O objetivo da salvação nesta vida. O acesso a esse poder é fruto da graça e resulta em um novo objetivo fundamental para os crentes e também em uma nova identidade. Eles se tornam a nova criaçáo de Deus (2.10). A frase que descreve a nova criação (autou gar esmen poiêma), “porque somos feitura sua”, é enfática já que o pronome “sua” inicia a cláusula. Somos, de fato, criação dEle! E essa criaçáo tem um propósito. Deus, por intermédio de Cristo, chama os crentes às boas obras (2.10). Ele preparou essas obras para eles, eles, portanto, podem andar nelas. Como “andar” é a metáfora dominante de Efésios 4—6, fica claro que, para o livro, Efésios 2.10 é um versículo-chave de transição. Paulo enfatiza que o crente não só tem acesso a Deus, mas também a habilidade de executar o que foi chamado a fazer (2.18-22; 3.14-19; 6.10-18)Aqui, Paulo tem em mente o poder que guia e transforma a pessoa que vivenciou a renovação graciosa de Deus para essa nova vida. As boas novas da graça de Deus não são só que elas salvam, mas também transformam.
 
Comentário Mathew Henry - Ef 2.5-8,9.
O amor eterno ou a benevolência de Deus em relação às suas criaturas são a fonte de onde todas as suas misericórdias procedem para nós. Esse amor de Deus é um amor magnífico, e a sua misericórdia é rica, inexprimivelmente grande e rica. E então “pela graça sois salvos (v. 5), e “...pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (v. 8). Observe: Cada pecador convertido é um pecador salvo.
Ele é liberto do pecado e da ira. Ele é levado a um estado de salvação e tem o direito, concedido pela graça, da felicidade eterna. A graça que o salva é a bondade e o favor livre e imerecido de Deus. E Ele o salva, não pelas obras da lei, mas por meio da fé em Cristo Jesus; dessa forma, Ele permite que todos os convertidos participem das grandes bênçãos do evangelho. Tanto a fé quanto a salvação, sobre a qual ela tem tão grande influência, são dons de Deus. Os grandes objetivos da fé são conhecidos pela revelação divina e se tornaram dignos de confiança pelo testemunho e evidência que Deus nos deu. E o fato de crermos na salvação e obtermos a salvação por meio da fé é devido ao auxílio e à graça divina. Deus ordenou tudo de tal forma que ficou evidente a necessidade da graça.